Trabalho sobre conceito de inovação
NO QUE CONSISTE O CONCEITO DE INOVAÇÃO?
O conceito de inovação é bastante diversificado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, considera – se que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.
Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos processos e métodos organizacionais. Ou, até mesmo, novas fontes de suprimentos.
É muito comum as pessoas confundirem inovação e processos de inovação com melhoria contínua e processos relacionados a esse tema. Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na estrutura de preço, na participação de mercado, na receita da empresa etc.
As melhorias contínuas, normalmente, não são capazes de criar vantagens competitivas de médio e longo prazo, mas de manter a competitividade dos produtos em termos de custo.
De um modo geral, as empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado. A grande maioria das grandes empresas possuem áreas inteiras dedicadas à inovação, com laboratórios de pesquisa e desenvolvimento que contam com diversos pesquisadores. Apesar deste papel central exercido pelas empresas, a interação entre parceiros é fundamental. Sem ela, as inovações são dificultadas.
Esses parceiros têm diversas funções, desde a realização externa de pesquisa e de desenvolvimento, de produtos e processos, até a aplicação de investimentos ou subsídios, passando por desenvolvimento, de pesquisa de mercado e de escalonamento de produtos.
COMO A PERSONALIDADE PODE INTERFERIR NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE NOVOS