Trabalho sobre Calendas
INTRODUÇÃO................................................................................................
1
1
CALENDÁRIO E CALENDÁRIO ROMANO...................................................
2
1.1
CALENDÁRIO JULIANO.................................................................................
2
1.2
CALENDÁRIO GREGORIANO.......................................................................
CONCLUSÃO.................................................................................................
3
5
REFERÊNCIAS...............................................................................................
6
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda o assunto calendário romano e suas reformas, tendo como objetivo indicar os motivos para cada qual e o porquê da reforma, causas e soluções. Este trabalho está organizado em apenas um capitulo contendo dois subtítulos que abordam tipos de calendário, especificamente, Juliano e Gregoriano (cristão).
1. CALENDÁRIO E CALENDÁRIO ROMANO
Calendário é a contagem do tempo, ou sua divisão. Os romanos marcavam os meses de acordo com o aparecimento da Lua Nova. No primeiro calendário romano (século VII a.C.) o ano era divido apenas em dez meses, que ia de março a dezembro, deixando assim uma brecha de 51 dias que fez com que mais tarde houvesse uma reforma no calendário, exigida pelo segundo rei de Roma, Numa Pompilio. Essa reforma constituía-se da adesão dos meses de Janeiro e Fevereiro, concluindo uma contagem de 354 dias no ano. Mais tarde porem, numa tentativa de acertar o calendário, este passou por outra reforma. Júlio Cesar, Imperador de Roma, introduziu o ano de 365 dias, baseado em um modelo utilizado pelos egípcios.
1.1 Calendário Juliano
Os romanos dividiam os meses em três partes: As Calendas, que haveria de coincidir com a Lua nova, sendo assim o primeiro dia do mês, as Nonas que deveriam coincidir com a Lua crescente e os Idos com