TRABALHO SOBRE BUSINESS GAME
INTRODUÇÃO
O Business Game ou Jogos de Negócios foi inicialmente inspirado nos chamados War Games surgido durante a 2ª guerra mundial, onde o objetivo principal era simular cenários de guerras, com intuito de compreender e entender as diversas probabilidades estratégicas dos oponentes num campo de batalha e a partir daí tentar neutralizar as suas ações ofensivas, mas também criar cenários favoráveis para uma vitória com emprego de estratégias defensivas e ofensivas. Em suma, criar os panoramas prováveis através do estudo formal do relacionamento estratégico.
Só recentemente passou a ser aplicada no mundo dos negócios por ter sua origem na matemática. Dois expoentes são fundamentais para o seu desenvolvimento, são eles Michael Porter que idealizou o modelo das cinco forças e John Nash que consiste num conjunto de estratégias no qual cada jogador faz o melhor que pode em função daquilo que os seus concorrentes fazem, apoiando-se na racionalidade e equilíbrio.
Desta forma, o jogador pode prever e se antecipar as ações estratégicas do oponente para neutralizá-las e ser proativo nas táticas e estratégias para vencê-lo. Neste aspecto, a teoria do business game visa a conhecer a estrutura do mercado, sendo de vital importância para a tomada de decisão e o trabalho em equipe mesmo sob o regime de pressão, por se assemelhar a uma prática de gestão de uma empresa. Em suma, business games é um laboratório poderoso para analisar e escolher as melhores estratégias de domínio e equilíbrio em situações relacionais adversas promovidas pelo concorrente ou não, com a tomada de iniciativa e decisão prática nos negócios empresariais.
DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS – CASES
A Karl-Coke S.A. multinacional no ramo de bebidas naturais e refrigerantes, com sede em São Paulo e mais oito filiais na região Sudeste, pretende expandir para o Nordeste ou região Sul, a sua participação no mercado nacional para ofertar os seus produtos. Tem conhecimento e domínio sobre os