Trabalho sobre audio visual
O Audiovisual, Referências Históricas e Produção Contemporânea - parte 1 de 3
A) Percepção em Produção Audiovisual
O que significa ser um alfabetizado visual? Significa compreender os signos, ícones e índices nesse tipo de criação. Compreender ainda de que forma se dão os processos de percepção e de produção que envolvem o audiovisual; de que forma se situam as linguagens verbais e não verbais; além dos sentidos visual, auditivo e de tempo e espaço que o integram. Como se dá o plano de expressão e o plano de conteúdo; a denotação e conotação numa peça áudio visual, além da forma como todos esses fatores interagem diante de sua interpretação: da relação entre Interprete e Interpretante que no caso específico do cinema, esta relação se dá entre diretor e espectador ou seja; entre criador e criatura; a tela e o que ela mostra e o sujeito na tela ( forma como o espectador interage nesse tipo de produção, que ocorre através de projeção). No caso da TV a relação entre telinha e espectador se dá através de identificação.
Considerando todos esses aspectos abordados , vê-se que só a compreensão conjunta de todos esses fatores que levará aos processos de criação.
CINEMA – O PRINCÍPIO DE TUDO
Quando se fala em audiovisual pensa-se imediatamente em cinema: o princípio de tudo.
Kinema = Cinema - é a arte das imagens em movimento. Nada no universo da arte provocou mais admiração e encantamento do que esse extraordinário espetáculo de capturar imagens naturais em fotografia e projetá-las numa tela, com movimentos iguais aos da própria vida. Criado em 1895, de lá pra cá o cinema não parou de se inventar. Graças aos seus geniais pioneiros. O cinema é sem dúvida uma das maiores criações surgidas na passagem do século XIX para o século XX.
Um tipo de criação