Relatorio ensaio da chama
PRÁTICA 03 - Ensaio da Chama
Claudio Pithon
Daniel
Douglas Duane
Gustavo Tusta
Iuri Dantas
Salvador, Bahia, Brasil.
2012
PRÁTICA 03- Ensaio da Chama
Relatório referente à PRÁTICA 03 - Ensaio da Chama, da disciplina Química Tecnológica, do curso Engenharia Civil, 2012.2, Prof. Samuel.
Salvador, Bahia, Brasil
2012
1.0 INTRODUÇÃO
* O Ensaio da Chama;
O Ensaio da chama ou teste da chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.
O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama. A temperatura da chama é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama. O teste de chama é rápido e fácil de ser feito, e não requer nenhum equipamento que não seja encontrado normalmente num laboratório de química. Porém, a quantidade de