Trabalho Sobre Aroma no PDV
Maruza Vieira Barboza
Izabelle Quezato
Danielle Miranda de Oliveira Arruda
Heber José de Moura
1 - Objetivo do Artigo:
- No que tange à realidade do mercado, os varejistas lançam mão da aromatização, em seus ambientes de loja, sem nenhum embasamento em pesquisas de comportamento do consumidor.
- O artigo tem por objetivo revelar as variações observadas no processo de decisão de compra dos consumidores, a partir da manipulação de aroma conduzida em uma panificadora localizada em um bairro de classe media alta de uma capital brasileira de médio porte.
- Compreendendo todo o conjunto de sentimentos do consumidor relativos a personalidade da loja, desenvolvidos a partir de recursos que influenciam visão, olfato e outras propriedades sensitivas dos clientes. Nesse processo, o comportamento do consumidor é estruturado de acordo com a descodificação dos sinais do ambiente ( SOLOMON, 1983).
- A relevância do estudo da atmosfera de loja pode ser fundamentada no fato de que a criação de um ambiente prazeroso para as compras tem se tornado uma estratégia competitiva de diferenciação no varejo, visando melhorar a estada do consumidor na loja.
- Constatou que 85% das aquisições são decididas no interior da loja, influenciadas por fatores relativos a atmosfera de loja no ponto de venda.
- O aroma, dentre todos os estímulos que compõem a atmosfera de uma loja, é um dos menos explorados.
2 - Metodologia da pesquisa
- Para desenvolver o quase-experimento, recorreu-se ao uso da pesquisa cientifica, com base nos postulados desenvolvidos por Malhotra (2006).
a) A variável independente consistiu na introdução ou não do aroma:
b) As unidades de teste correspondem aos clientes que frequentaram a loja antes e depois da aromatização:
c) A variável dependente foi a percepção quanto ao ambiente de loja:
d) Foram conduzidos procedimentos necessários a fim