Trilogia dos autos
Disciplina: Fundamentos de Biologia Celular
Professor: José Ricardo Penteado Falco
Relatório da Aula Prática de Meiose
Aluna: Karina Maria dos Santos
RA: 82486
Enfermagem – 2014 – 1º ano
Aula realizada em:
23 de Maio de 2014
Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC)
Bloco H67, sala 01
Resumo:
O principal objetivo da aula prática foi observar e identificar as diferentes fases da meiose masculina do milho. Após a observação e identificação na objetiva de 40x, foram feitos um esquema das fases por meio de desenhos.
Introdução Teórica:
Um organismo humano é formado a partir da união de duas células gaméticas, oriundas da divisão meiótica, que é uma divisão reducional, onde a célula que as originaram produziu células-filhas geneticamente diferentes e com a metade do número de cromossomos da célula-mãe. Este tipo de divisão permite a variabilidade genética. É quando uma célula diploide origina quatro células haploides com um representante de cada cromossomo.
A redução do número de cromossomos pela metade com um representante de cada cromossomo nesta divisão é importante pois quando um organismo se forma, há a fecundação de dois gametas, então é restabelecido o número de cromossomos da espécie.
A meiose é constituída por 2 etapas que se subdividem em várias outras, sendo elas separadas por um curto intervalo denominado intercinese.
Antes da divisão a célula passa pela interfase, que precede a meiose, em que a célula esta em intensa atividade metabólica. É subdividida em 3 etapas: G1, S e G2. - G1: ocorre o aumento da célula e síntese de proteínas fundamentais que auxiliam a divisão celular. - S: ocorre a duplicação da molécula de DNA, e as cromátides então se unem através do centrômero. Ocorre também a duplicação do centrossomos, que contém os centríolos. - G2: os centrossomos começam a