casos concretos
Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir.
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!
A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
R: O pensamento de senso comum é um conhecimento empírico passado de geração a geração ao longo dos tempos, tem o objetivo de compreender a natureza e transformá-la em benefício próprio. Já o pensamento científico é um pensamento sistematizado baseado em fatos verificáveis e controláveis, chegando, assim, a conclusões gerais e objetivas. Tem como objetivo a formulação de explicação e compreensão das causas e efeitos dos fenômenos observados na natureza.
Exemplos de convicções equivocadas: “se quebrar um espelho vai ter 7 anos de azar” e “a voz do povo é a voz de Deus”
Questão de múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão? na natureza tudo se cria, tudo se transforma? e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?
a) Objetividade e neutralidade.
b) Generalidade e sacralidade.
c) Generalidade e subjetividade.
d) Subjetividade e neutralidade.
e) Generalidade e objetividade.