Trabalho sobre análise sobre eficiência e eficáci
Ricardo Shinji Tanaka
Matrícula: 1417422
Curso: Superior de tecnologia em gestão de produção Unidade Hauer
Curitiba
Outubro/2014 Trabalho da disciplina de Fundamentos da adminsitração do Curso de Graduação em tecnologia de gestão de produção do Centro Tecnológico Positivo.
Curitiba
Outubro/2014 Em certo episódio na fábrica da Mitsubishi onde trabalhei meus colegas tiveram uma meta a ser alcançada no setor de solda. O objetivo era de aumentar a produção de 60 peças (padrão referência) para 100 peças por hora (indicador de eficácia). O plano para alcançar o objetivo consistia em analisar o processo e obter todas as possibilidades possíveis, dentre elas, escolher a melhor. O encarregado acompanhou, colheu dados e observou o processo durante dias.
O processo era composto por duas máquinas de solda oxigênio que faziam o mesmo processo e uma de solda MIG, portanto era produzido o dobro na máquina a oxigênio. O gargalo da produção era na solda MIG, para atingir a produção foi encontrada a única solução: alternado a velocidade de trabalho da MIG que era efetuado por um robô e logo o objetivo de 100 peças foi atingido (eficácia). Em contra partida as peças defeituosas que eram de 5% passaram para 10% devido ao fato de que com o aumento da velocidade de produção o operador não tinha tempo hábil de verificar peça por peça (sem eficiência). Logo o processo foi eficaz, porém não eficiente. O indicador de eficiência naquele caso era da tolerância de 5% de peças defeituosas para cada 100 produzidas, ou seja, aumentar a produção e manter o nível de peças defeituosas.