Administracao orcamentaria
IMPORTÂNCIA DE CONTROLES ORÇAMENTÁRIOS NAS MICRO-EMPRESAS
O controle orçamentário é o sistema de usar números estabelecidos em um orçamento para controlar as atividades da administração, comparando o desempenho real com o planejado (MEGGINSON et al, 1998, p.500).
O planejamento e controle de resultados pode ser definido, em termos amplos, como um enfoque sistemático e formal à execução das responsabilidades de planejamento, coordenação e controle da administração. Especificamente, envolvem a preparação e utilização de (1) objetivos globais e de longo prazo da empresa; (2) um plano de resultados em longo prazo, desenvolvido em termos gerais; (3) um plano de resultados em curto prazo detalhado de acordo com diferentes níveis relevantes de responsabilidade (divisões, produtos, projetos, etc); e (4) um sistema de relatórios periódicos de desempenho, mais uma vez para os vários níveis de responsabilidade (WELSCH, 1983 p.21).
O planejamento e controle orçamentário afastam o micro-empresário da gestão do acaso, em que os problemas são resolvidos quando aparecem, pois permite a antecipação dos mesmos através de decisões pró-ativas. A prosperidade concretiza-se através do aumento dos resultados que está diretamente ligado ao crescimento do faturamento e/ou redução de gastos.
Uma das principais funções dos orçamentos consiste na coordenação dos esforços que serão desenvolvidos pelas diversas áreas e gestores da empresa para o alcance de seus objetivos e da empresa em sua totalidade (CATELLI, 2001 p.250).
O micro empresário, ao implementar o controle orçamentário em sua empresa, necessita do envolvimento de todos os membros da organização. As metas e os objetivos precisam ser entendidos por todos. É preciso que os indivíduos compreendam que ao executarem suas funções com eficiência estarão