Administracao orcamentaria
CENTRO SÓCIO ECONOMINCO
CAD 5228 – ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
PROFESSOR: SINÉSIO OSTROSKI
GRUPO 5: ADERLEY THIVES JUNIOR
CAIO GOBBI
VITOR LEME
DAVI COELHO
DIEGO COSTA
1 ORÇAMENTO DE INVESTIMENTOS
O gerenciamento dos investimentos é fundamental para o desenvolvimento e a concretização das metas orçamentárias. As empresas que querem permanecer competitivas necessariamente terão de investir montantes cada vez maiores de recursos em seus ativos. Para piorar a situação as necessidades e os cenários mudam a qualquer momento, portanto, fica evidente que não há margem para erros quando definir, elaborar e implementar investimentos de longo prazo conforme LUNKES(2010).
A vinculação do orçamento de investimentos com os planos de longo prazo é fundamental para qualquer empresa, pois a natureza dos investimentos em ativos imobilizados não permitem flexibilidade suficiente para efetuar mudanças radicais posteriores sem grandes prejuízos como afirma SANVICENTE E SANTOS(2010).
Então orçamento de investimento nada mais é conforme SOBANSKI (1994, p.57) “O planejamento de ativos permanentes (imóveis, equipamentos, veículos, marcas, participações em outras empresas, despesas diferidas e etc.) ou no aumento de capital de trabalho (aumento de estoques e de duplicatas a receber, decorrentes por exemplo do lançamento de um novo produto)”.
2. ETAPAS PARA A DECISÃO DE INVESTIMENTOS O orçamento de investimentos tem que trazer ao administrador valores qualitativos para sua tomada de decisão, por isso pede-se que seja feita sempre a base da racionalidade. Conforme BROWN (2007), existem 4 etapas para fazer um orçamento em investimentos:
1º – Identificação de uma necessidade ou oportunidade de investimento: A empresa com base em seu planejamento estratégico e sua demanda verifica quais suas necessidades para conseguir atingir seu objetivo.
2º – Busca o desenvolvimento de alternativas de investimento: A busca dessas alternativas