trabalho sobre ante projeto
OS POLIMEROS SÃO DENOMINADOS USUALMENTE UTILISANDO-SE O PREFIXO POLI- SEGUIDO PELA UNIDADE ESTRUTURAL REPETITIVA QUE DEFINE O POLIMERO, JÁ OS COPOLIMEROS DENOMINAM-SE SIMPLESMENTE OS MONOMEROS QUE O FORMAM, PRECEDIDOS DA PALAVRA GONA, SE É UM ELASTOMERO, OU RESINA, SE PE UM PLASTICO. OS COPOLIMEROS SÃO A COMBINAÇÃO DE DOIS ou mais MONOMEROS DIFERENTES.
OS POLIMEROS PODEM SER CLASSIFICADOS QUANTO A SUAS CARACTERISTICAS MECANICAS EM TERMOPLASTICOS, TERMOFIXOS E ELASTOMEROS.
OS TERMOPLASTICOS SÃO BASTANTE ENCONTRADOS NO MERCADO, TEM COMO PRINCIPAL CARACTERÍSTICA O FATO DE PODER SER FUNDIDO E REFUNDIDO VARIAS VESES, TORNANDO SUA RECICLAGEM POSSÍVEL. OS TERMOFIXOS SÃO RIGIDOS E QUEBRAVEIS, MAIS RESISTENTES A TEMPERATURA E UMA VES TRANSFORMADO, NÃO PODEM SER FUNDIDOS NOVAMENTE, A TENTATIVA ACABA POR DECOMPOR O MATERIAL ANTES DA SUA FUSÃO, ISSO TORNA IMPOSSIVEL SUA RECICLAGEM. OS ELASTOMEROS SÃO ITERMEDIARIOS ENTRE OS TERMOPLASTICOS E TERMOFIXOS, NÃO PODEM SER FUNDIDOS, MAS APRESENTAM ALTA ELASTICIDADE E MEMORIA DE FORMA, SUA RECICLAGEM EH DIFICULTADA PELA INCAPACIDADE DE FUSÃO.
OS PRINCIPAIS PROCESSAMENTOS DE MATERIAIS POLIMERICOS SÃO:
Extrusão: onde a matéria prima é AMOLECIDA E SUA SAIDA É FORÇADA ATRAVES DE UMA MATRIS, A ROSCA EXTRUSORA, PRODUSINDO UM PRODUTO QUE CONSERVA SUA FORMA APÓS SEU RESFRIAMENTO, É UTILISADO NA OBTENÇÃO DE produtos flexíveis, como embalagens, sacolas, sacos, ALÉM DE CANOS, ESQUADRIAS E OUTROS PRODUTOS DE FORMA CONTINUA.
INJEÇÃO: de termoplásticos consiste na SUA plastificação por meio de um cilindro de metal aquecido ONDE encontra-se uma rosca transportadora reciprocante que plastifica o material acumulando