Exercicio Resolvido
1. Quatro gerente de projetos estão almoçando juntos e discutindo seus projetos. Na maior parte do tempo, estão só reclamando de como é difícil gerenciar projetos na empresa onde trabalham. Alguns reclamam das partes interessadas e da quantidade de mudanças que solicitam.
Outros comentam o quanto é difícil conseguir que as pessoas cooperem e trabalhem. Um gerente de projetos quer se concentrar nas vantagens de organização matricial para trabalhar com os projetos. Qual dos seguintes itens ele mencionaria?
A. Aumento do controle do gerente de projetos sobre os recursos.
B. Mais de um chefe para equipes de projeto.
C. As comunicações são mais fáceis.
D. Os relatórios são mais fáceis.
Resposta: A
Explicação: Lembre-se de que, se a questão não especifica qual é a comparação, está comparando com a uma organização funcional.
2. Dois gerentes de projetos acabaram de perceber que estão em uma organização de matriz fraca e que seu poder como gerentes de projetos é muito limitado. Um deles descobre que na verdade é um facilitador de projetos e o outro percebe que atua como coordenador de projetos. Qual é a diferença entre um facilitador de projetos e um coordenador de projetos? A. O facilitador do projeto não pode tomar decisões.
B. O facilitador do projeto pode tomar mais decisões.
C. O facilitador do projeto está subordinado a um gerente de nível mais alto.
D. O facilitador do projeto tem alguma autoridade.
Resposta: A
Explicação: O coordenador do projeto está subordinado a um gerente de nível mais alto e tem autoridade para tomar algumas decisões. O facilitador do projeto não tem autoridade para tomar decisões.
3. Em uma organização por projetos, a equipe do projeto:
A. Está subordinada a muitos chefes.
B. Não é fiel ao projeto.
C. Está subordinada ao gerente funcional.
D. Nem sempre terá um “lar“.
Resposta: D
Explicação: A principal desvantagem de uma organização por projetos é que, no fim do projeto, a equipe se dispersa, mas não tem um
departamento