Trabalho sistemas de produção
Trabalho de Sistemas de Produção apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade de Uberaba como parte das exigências da disciplina Introdução à Engenharia de Produção turma 21, noturno.
Orientador: Marcelo Costa.
1 - Quais as características da revolução industrial e quais foram seus benefícios. O ponto mais marcante da Revolução Industrial foi o uso de máquinas e de mão de obra assalariada, passando de produção doméstica para fabril. Antes da Revolução muitos europeus viviam do que produziam e as coisas eram produzidas de forma artesanal. Existiam também as manufaturas, na qual grupos de artesãos ficavam em oficinas e produziam para os donos da manufatura. Com a revolução as pessoas tinham que trabalhar muito e ganhavam pouco, mulheres e as crianças também tinham que trabalhar. Nas Fábricas o trabalhador executava apenas uma parte do processo, sem conhecer o processo como um todo. Com tudo isso os trabalhadores começaram a criar então os sindicatos, para reivindicar seus direitos.
2 - Explique:
a)Organização Racional do Trabalho:
Taylor observou que os trabalhadores aprendiam com os seus companheiros como realizar as atividades. As pessoas realizavam o seu trabalho através de métodos diferentes, e cada método tem sua eficiência. Observado isso, é possível encontrar os métodos mais rápidos e eficazes e em seguida eles podem ser melhorados e aplicados.
b)Estudo de Tempos e Movimentos:
Ao analisar o trabalho executado pelos operários é utilizado o estudo dos tempos e movimentos, que consiste no estudo do tempo médio gasto por um operário ao realizar uma determinada tarefa com o auxílio de um cronometro.
c) Diferencie eficiência e eficácia:
Eficiência refere-se a como um atividade é realizada, ou seja, refere-se a produtividade, produzir mais gastando menos. Eficiência é executar de a tarefa de maneira correta e bem feita. Já a eficácia relaciona-se com as decisões tomadas a respeito do que fazer. Ter