Trabalho Sistema Gerencial
A evolução natural da informatização das organizações, após a implantação dos EDP (Processamento de Dados Eletrônicos), é o desenvolvimento de sistemas que forneçam informações integradas, provenientes de diversos sistemas transacionais.
Essas informações têm capacidade de prover material para análise, planejamento e suporte à decisão e possibilitam aos gestores visualizar o desempenho de seu departamento e mesmo da organização como um todo. Esses sistemas, que suprem com informações os gestores, são geralmente chamados de "Management Information Systems" (MIS) ou Sistemas de Informação Gerencial (SIG) (LAUDON & LAUDON, 2001).
O surgimento desses sistemas acontece nos estágios de controle e integração, onde a força propulsora do usuário exige informações em maior quantidade, menor tempo e com melhor nível de integração.
Um bom exemplo de SIG pode ser encontrado em um sistema que analisa o fluxo de caixa de uma empresa e possibilita que gestores relacionem e comparem esse fluxo com o que foi planejado no orçamento.
As principais funções e características desses sistemas, segundo (MAÑAS, 1999) são:
• Integrar dados de diversas aplicações e transformá-los em informação;
• Fornecer informações para o planejamento operacional, tático e até mesmo estratégico da organização;
• Suprir gerentes com informações para que estes possam comparar o desempenho atual da organização como o que foi planejado;
• Produzir relatórios que auxiliem os gerentes a tomar decisões.
A grande maioria das informações produzidas por um SIG quer seja para análise de tendências, quer seja para planejamento ou revisão, auxilia os gerentes no processo de tomada de decisão. Isso significa que um SIG, além de ser um Sistema de apoio às operações, pode ter funções específicas que façam parte de ambientes de apoio à decisão.
1.1. MRP
O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de calculo que converte a previsão de demanda em