Trabalho - Sistema de informações gerenciais
Decisões sobre a Extensão da linha de produtos
Os gerentes de linhas de produtos devem decidir qual será a extensão das
linhas de produtos, em geral as empresas que desejam se posicionar como sendo de linhas completas ou que desejam conquistar grandes participações e um elevado crescimento no mercado possuem linhas maiores. Por outro lado as empresas que estão preocupadas em obter lucros elevados têm linhas menores que são itens selecionados. As empresas precisam buscar crescimento em sua linha de produtos, por isso os gerentes sentem - se pressionados a acrescentar novos produtos para utilizar o excesso de capacidade de fabricação e de distribuição dos novos produtos para satisfazer os consumidores. Contudo quando os gerentes decidem acrescentar itens, vários custos sobem como os custos de design e de engenharia, os custos de estoques, de alterações no processo de fabricação, os custos de processamento de pedidos, os custos de transportes, e os custos promocionais para introduzir novos itens. Para que se obter positividade no consumo dos novos produtos antes a empresa devera fazer um estudo, e ele mostrará os itens que causam prejuízo e que serão retirados da linha em um esforço para aumentar a lucratividade.
•
Decisões sobre a aplicação de linhas de produtos
As linhas de produtos de toda empresa cobrem certos aspectos dos produtos
oferecidos pela indústria como um exemplo a BMW estão localizado na faixa de preço médio – alto no mercado de automóveis já a Toyota se concentra na faixa de preço baixo para médio a aplicação de uma linha de produtos ocorre quando uma empresa amplia sua linha além de sua faixa atual. Existe duas maneiras para aplicação de produtos, a aplicação para baixo e para aplicação cima.
A aplicação para baixo tem por objetivo adicionar um espaço no mercado para atrair um novo concorrente. A empresa produz um produto de custo alto e depois acrescentar outros produtos de menor custo para atrair os clientes