Trabalho sindrome de down imprimir
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
CAMILA SILVA PENA
FERNANDA MENDONÇA BARCELOS
THAMIRYS BORGES BATISTA
SÍNDROME DE DOWN
VIÇOSA
MINAS GERAIS - BRASIL
2015
CAMILA SILVA PENA
FERNANDA MENDONÇA BARCELOS
THAMIRYS BORGES BATISTA
SÍNDROME DE DOWN
Trabalho apresentado à Professora Alessandra Santos de Paula do curso de Enfermagem da UNIVIÇOSA, como parte integrante das exigências da disciplina Genética médica.
VIÇOSA
MINAS GERAIS - BRASIL
2015
Sumário
1 Considerações Iniciais 1
2 Resultados e Discussão 2
3 Considerações Finais 11
4 Bibliografias 12
Considerações iniciais
Neste trabalho apresentaremos a síndrome de down, ainda que você jamais tenha ouvido falar ou saiba pouca coisa sobre ela. Trata-se das perguntas básicas que temos sobre essa síndrome e fornece a base do conhecimento de que precisamos para entendê-la. A melhor maneira de entender a síndrome de down, o que ela significa para todos, é coletando fatos.
Resultados e Discussão
O que é síndrome de Down?
A trissomia 21, a chamada síndrome de Down, é uma condição cromossômica causada por um cromossomo extra no par 21. Crianças e jovens portadores da síndrome têm características físicas semelhantes e estão sujeitos a algumas doenças. Embora apresentem deficiências intelectuais e de aprendizado, são pessoas com personalidade única, que estabelecem boa comunicação e também são sensíveis e interessantes. Quase sempre o “grau” de acometimento dos sintomas é inversamente proporcional ao estímulo dado a essas crianças durante a infância.
Normalmente, os humanos apresentam em suas células 46 cromossomos, que vem em 23 pares. Crianças portadoras da síndrome de Down têm 47 cromossomos, pois têm três cópias do cromossomo 21, ao invés de duas. O que esta cópia extra de cromossomo provocará no organismo varia de acordo com a extensão dessa cópia,