Biomassa
- Biomassa é qualquer tipo de matéria orgânica não fóssil vegetal ou animal, que possibilite obtenção de energia.
- A utilização da biomassa é antiga, do tempo em que o humano controlou o fogo, mas atualmente aumentou bastante seu consumo, por causa da instabilidade de preços do petróleo.
- Por possibilitar a obtenção de energia: elétrica e biocombustíveis, a biomassa e não gerar chuva ácida como etanol e biodiesel, a biomassa é considerada uma das principais alternativas na diversificação da matriz energética.
- Desde 2005 com a criação do Protocolo de Kyoto, muitos países tem buscado por energias renováveis e menos poluentes, tanto que a produção de biocombustíveis vem possibilitando grande crescimento econômico.
- A maior produção de biocombustíveis depende muito do preço do barril de petróleo, que sofre muitas oscilações há mais de anos.
- Mas apesar das oscilações do petróleo, os biocombustíveis têm recebido muitos incentivos em vários países.
- Em alguns países, como China e Colômbia, são obrigados a misturar o álcool e biodiesel na gasolina e no óleo diesel por legislação, e o Brasil era o único país que possuía carros movidos somente a etanol ou gasolina.
- Essa legislação ocasionou a diminuição dos índices de poluição atmosférica, mas geraram uma grande demanda agrícola e por isso ocasionou outros problemas, como o desmatamento na região do sudeste asiático e na alta do preço, principalmente do milho.
- Como o milho é fundamental, na ração do gado e aves, ouve grande medo de aumento do preço das carnes, leite, pão e derivados.
- O aumento do consumo dos biocombustíveis pode ocasionar alguns problemas, segundo o UN-ENERGY, como: elevar o preço dos alimentos e comprometer sua disponibilidade.
- Caso seja planejada a produção de biocombustíveis, devem ser verificados os benefícios e malefícios que este pode trazer para a população.
Energia e meio ambiente
- Todos os sistemas de transporte, indústrias e termeletricidade utilizam combustíveis