Trabalho Simone ALE
O condicionamento operante não é um efeito de ato-reflexo, mas sim aprendido, quando um certo comportamento é seguido por uma dada consequência, tem mais probabilidade de se repetir. Damos o nome a essa consequência de Reforço, à comida por exemplo serve de reforço para um organismo faminto.
Os reforços negativos são aversivos no sentindo em que constituem aquilo de que se afasta os organismos.
A fuga desempenha um papel muito mais importante na luta pela liberdade quando as condições aversivas são causadas por outras pessoas. Fugimos ou evitamos alguém por ser grosseiro, perigoso... A ideia de liberdade vem de tempos, o ser humano busca liberdade fugindo de tudo aquilo que possa ser aversivo, nesse modo liberdade está relacionada à esquiva de estímulos adversos.
Sentir-se livre para a ciência do comportamento é ser mantido por reforço negativo (ausência de consequências punitivas), mas o controle continua presente. Assim como todo comportamento humano é controlado por uma variável ambiental, especificamente pela história de reforçamento. As pessoas não percebem esse controle, pois quando elas “fazem o que querem” e conseguindo fazer, estão reforçando positivamente o que fortalece o comportamento emitido. E também esse sentimento de liberdade é reforçado pela comunidade, pois quando as pessoas estão sob efeito de reforço positivo não exercem o contracontrole.
Comportamento social
De acordo com Skinner, comportamento social se estabelece do comportamento de duas ou mais pessoas em relação a uma outra ou em relação ao ambiente comum. Métodos dentro das ciências naturais seriam capazes de