Trabalho Serv
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
4 REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
A política educacional é responsabilidade do Ministério da Educação MEC, que por sua vez, delega responsabilidades aos municípios (Secretarias de Educação) e a elaboração dessas políticas se faz necessário à articulação com os diversos segmentos da sociedade (SEMED).
A cidade de Castanhal é um município brasileiro do estado do Pará. Pertencente à Microrregião de Castanhal e à Região Metropolitana de Belém, localiza-se no norte brasileiro, distante 68 km da capital estadual de Belém e 2 078 quilômetros da capital federal. Localiza-se a uma latitude 01° 17' 49" Sul e a uma longitude 47° 55' 19" Oeste, estando a uma altitude de 41 metros. Possui uma área de 1 029,191 km2. Sua população estimada em 2013 era de 183 917 habitantes, podendo ultrapassar a marca dos 200 000 habitantes a qualquer momento.
E é da política social relacionada à área da Educação de Castanhal, que iremos discorrer durante o desenvolvimento de nossa produção textual dentro da realidade castanhalense, e com as pesquisas pré-textuais feitas através de perguntas ao Secretário de educação da Prefeitura em questão; Sr. Nélio Silva Amorim; obtemos os dados de que o município de Castanhal possui 84 unidades escolares, 18 centros de Educação Infantil em funcionamento e 2 creches/pré-escolas em fase de conclusão e que iniciarão o funcionamento em 2015. Estas unidades contam com aproximadamente 2.500 profissionais que atuam na área da educação,que são: serventes, agentes administrativos, auxiliares, secretários escolares, gestores, técnicos pedagógicos e professores.
2. DESENVOLVIMENTO
Em pesquisas realizadas em vários órgãos que disponibilizam dados estatísticos como o IBGE, DATASUS e INEP observou-se que o Município de Castanhal apesar de ser uma cidade com oitenta e dois anos de