Trabalho sergio buarque
Ao longo da década de 1920, atuou como representante do movimento modernista paulista no Rio de Janeiro.
Trabalhou então em diferentes órgãos de imprensa e, entre 1929 e 1930 como escritor, publicou livro Raízes do Brasil no ano 1936, que foi seu primeiro trabalho considerado muito importante na época, ainda nos dias de hoje, e é o seu livro mais conhecido do autor.
Analisando capitulo 5 do livro do Professor Chico Buarque de Holanda, entendi que o livro traz de questões importantissima e reflexivas para nós nos dias atuais.
Entendi que o autor no capitulo 5 do livro, descreve que a família e o Estado caminha em linhas diferente e que o individuo é forçado a seguir diferentes normas que o estado estabelece, da também exemplos com o de Antigota e Creonte que embora tinhas laços sanguíneos, viveram e constante conflitos, pois um representava o Estado e o outro a família .
Já nesta época percebe-se que a imposição da Lei, causou muitos estragos no ser humano.
O autor também faz comparações entre o regime de velhas corporações, onde existia a parceria entre o empregado e o empregador, formando uma família e o regime industrial onde o empregador não conhece, nem sabe quem é o seu empregado.
Sergio destaca ainda, que o brasileiro é um homem cordial, pois consegue usar de cordialidade mesmo nos conflitos políticos e que nosso sistema administrativo excepcionalmente mesmo nos conflitos tem um corpo de funcionários dedicados com objetivos de melhoria para o cidadão.
Percebi ainda que, a pedagogia imposta pela família/estado impõe métodos antigos de educação onde a criança deve ser estimulada a seguir