TRABALHO SEGURAN A DO TRABALHO
CTA – CENTRO DE TECNOLOGIA APLICADA SIMONSEN
A IMPORTÃNCIA DA SEGURANÇA NO TRABALHO NA INDÚSTRIA
Aluno: Mateus Nascimento Blanc
Turma: PG 1201
Professor: Emanuel Junior
Rio de Janeiro, 02 de dezembro de 2014
As atividades laborativas nasceram com o homem e sempre houve condições e atos inseguros. O problema dos acidentes e doenças profissionais acompanha o desenvolvimento das atividades do homem através dos séculos. Partindo da atividade predatória, evoluiu para a agricultura e o pastoreio, alcançou a fase do artesanato e atingiu a era industrial, sempre acompanhado de novos e diferentes riscos que afetavam e ainda afetam sua vida e saúde.
Na época atual, o trabalho humano vem se desenvolvendo sob condições em que os riscos são em quantidade e qualidade mais numerosos e mais graves do que aqueles que há mais de 100 anos eram ameaça ao homem na sua busca diária de prover a própria subsistência.
O homem pré-histórico procurava proteção contra animais ferozes adestrando-se na caça e vivendo em cavernas. Inicialmente, a maneira com a qual subsistia e enfrentava os perigos era devida à sua astúcia, inteligência superior e uso de suas mãos.
Com a descoberta do fogo e das armas e a própria organização tribal com maior planejamento e ação grupal, o homem evoluiu cientificamente e obteve maior proteção, porém, novos riscos foram introduzidos. A invenção do machado de pedra, um avanço para assegurar alimentação para si e sua família, incorria em graves acidentes devido à práticas inseguras em seu manejo. Portanto, tanto o homem pré-histórico quanto o da Idade da Pedra já estavam constantemente expostos a perigos na vida diária, em sua luta pela existência. Correr riscos é, pois uma história antiga.
Antes da Revolução Industrial, com o artífice individual e ainda quando a força usada era em geral a humana ou a tração animal, os acidentes mais graves eram devidos a quedas, queimaduras, afogamentos, lesões devidas a animais