TRABALHO ROSANA
Redimensionou a educação infantil, afirmando que não se deveria moldar o espírito das crianças de acordo com um modelo estabelecido, vendo na educação a expressão livre da criança no seu contato com a natureza, mostrando que ela é capaz de agir por si mesma. Condenou o uso excessivo da memória e da severidade da instrução, criticando estas duas práticas na escola da sua época. Mostrou que através da agricultura a criança aprenderia a utilizar os instrumentos como a pá, bem como a contar, a pensar, a comparar e a medir. Sugeriu atividades relacionadas com a vida para aprender e desenvolver a geometria, a aritmética, o canto e a linguagem.
Vygotsky Lev Vygotsky, procurava compreender de que maneira se dá a interferência do mundo externo no mundo interno, ou como a natureza sociocultural se torna a natureza psicológica. A cada estágio do seu desenvolvimento a criança adquire os meios para interferir de forma competente no seu mundo e em si. Destaca a importância da criação e do uso de estímulos auxiliares ou “artificiais”. Através desses estímulos uma situação inédita e as relações ligadas a ela são alteradas pela intervenção humana ativa.
Piaget Jean Piaget, em suas pesquisas concebeu a criança como um ser dinâmico, que a todo o momento interage com a realidade, utilização de objetos e pessoas. Criador da “epistemologia genética”, Piaget mostra que todas as crianças passam por estágios estáveis de estruturação de pensamento, procurou investigar como se dava à construção do conhecimento no campo social, afetivo, fisiológico e cognitivo. Piaget desenvolveu longos estudos e pesquisas nos mais diversos campos do saber,