trabalho rio sao franscisco
ID: 307817
Professor: Reginaldo
Vantagens e Desvantagens do Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco
●Vantagens
A integração do rio São Francisco às bacias dos rios temporários do Semi-árido será possível com a retirada contínua de 26,4 m³/s de água, o equivalente a 1,4% da vazão garantida pela barragem de Sobradinho (1850 m³/s) no trecho do rio onde se dará a captação. Este montante hídrico será destinado ao consumo da população urbana de 390 municípios do Agreste e do Sertão dos quatro Estados do Nordeste Setentrional. Nos anos em que o reservatório de Sobradinho estiver vertendo, o volume captado poderá ser ampliado para até 127 m³/s, contribuindo para o aumento da garantia da oferta de água para múltiplos usos.
Apresenta-se neste momento, algumas vantagens do Projeto de Integração do Velho Chico à população envolvida, à economia local e nacional e, ao meio ambiente em seus aspectos atingidos:
É necessário conceitualizar, antes de qualquer coisa, que são basicamente quatro os grupos de pessoas envolvidas no designo: dois deles são compostos pela população local vulnerável à seca, no entanto um é formado pelas famílias de pequenos produtores que lutam pela sobrevivência através da agricultura e já o outro, ao contrário destes, consiste em grandes latifundiários, empresários consolidados donos das grandes áreas de terras e na maioria deles também políticos influentes. Existe ainda o grupo dos operários, trabalhadores de outros Estados que estariam envolvidos com a implementação propriamente dita do projeto, sendo contratados para tanto e finalmente o dos políticos responsáveis pela execução do mesmo, seja em ceara municipal, estadual ou federal, dos poderes legislativos e executivos.
a) No contexto exposto acima, acredita-se que toda a população referida será beneficiada, uma vez que segundo o projeto, a transposição abasteceria 12 milhões de habitantes; observa-se, no