Trabalho RH 1 Bimestre
Administração
Os desafios na área de Recursos Humanos para o futuro.
Acadêmicos:
André Luiz Longo Albino R.A.: 17180
Giordana de Cápua Domingos R.A.: 17991
Maringá
Abril de 2015.
INTRODUÇÃO
Vivemos hoje um período de grandes mudanças globais. Dessa forma, acredita-se que, o futuro pertence às empresas que conseguem explorar o potencial da centralização nos seus processos, pois a cada momento surgem novos fatos, novas “certezas”, novos paradigmas. A tecnologia está acelerando todos os processos cotidianos, o que vem exigindo das empresas e dos colaboradores uma flexibilidade e capacidade de adaptação maior, além de um dinamismo que não ocorria até meados de 1980. Essas novas imposições abrangem especialmente o mundo organizacional. Até poucos anos atrás, as empresas projetavam-se para atuar em um mercado relativamente estável e regular, porém as novas organizações precisam estar em constante adaptação às novas exigências sociais e mercadológicas.
A Administração de Recursos Humanos vem sofrendo transformações ao longo dos últimos anos. O novo modelo empresarial é fruto de uma necessidade estrutural de mercado, é pautado em princípios mais adequados à tecnologia e ao estilo gerencial atuais.
Tendo em vista o modelo descrito acima, pode-se pensar em quais seriam os desafios a serem enfrentados pelos gestores de pessoas. A começar pelo recrutamento e seleção, é necessário que a área de RH esteja em sintonia com as demais áreas da empresa para definição do perfil do profissional desejado. Atualmente as organizações buscam pessoas mais criativas, com espírito inovador e que gostem de desafios. Enquanto as pessoas, principalmente os candidatos jovens, das gerações conhecidas como Y e Z, buscam mais envolvimento no produto ou serviço final e menos trabalho burocrático, além da