Trabalho Revolução Francesa
- Revolução Francesa -
Aluno: Matheus Garcia Assis
Turma: INF2
CEFET-MG Campus Timóteo
Roteiro de Estudos
1) Uma vez que em quase toda a Europa vigorava um governo com as mesmas características do governo da França que ficou conhecido como Antigo Regime, e como foi chamado de “Antigo” por muito tempo, assim é chamado até hoje.
2) Os pensamentos e ideais iluministas foram as principais bases para o questionamento do sistema do Antigo Regime, propagando essas ideias na população.
3) O poder político era centralizado na mão do monarca, no Antigo Regime. E havia uma divisão injusta da sociedade, que era dividida em três ordens, cada uma com direitos diferentes. Na economia, as terras ficavam em poder da nobreza apenas.
4) A sociedade do Antigo Regime era muito hierarquizada, e vivia num governo absolutista, já a sociedade atual, vive uma democracia (em sua grande maioria), e a sociedade não é dividida tão explicitamente como no Antigo Regime.
Revolução Francesa
1) 1- Devido a França estar cheia de dívidas e com uma grande crise financeira, anteriormente à Revolução Francesa, para manter a luxuosa corte, o exército e a administração, o Rei afundou-se em dívidas junto a bancos, porém as dívidas só aumentavam, e a crise piorava casa vez mais. O Rei Luís VXI tentou criar impostos para a nobreza, porém os mesmos se rebelaram. A reação da aristocrática deixou claro os limites do poder do Rei absolutista.
Essa reação negativa da aristocracia perante as mudanças necessárias, foi essencial para o início da Revolução, foi o estopim que faltava para o povo rebelar-se.
2- Os Girondinos faziam parte um grupo político moderado durante o processo da Revolução Francesa. Seus integrantes faziam parte da burguesia francesa. Eram assim chamados, pois faziam parte do partido político conhecido como Gironda. Liderados por Jacques Pierre Brissot, os Girondinos compunham o Terceiro Estado, junto com os Jacobinos e os Cordeliers.
Os Girondinos