Trabalho de Filosofia Revolução francesa
Ano Lema Da Revolução Francesa.
Declaração Dos Direitos Humanos, principais ideias.
Século Da Revolução Industrial, pontos positivos e negativos da mesma.
Século e Autor do surgimento da Ciência Sociológica.
Aluno: Sidney A. Dos Santos.
Professor(ª): Regiane
Unidade: Unic Barão.
1- Ano lema da revolução francesa.
Associadas por Fénelon no final do século XVII, as noções de liberdade, igualdade e fraternidade são largamente divulgadas durante o Iluminismo, no chamado século das Luzes.
O lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” provém da Revolução francesa: surge nos debates públicos a partir de 1790, antes da proclamação da Primeira República.
Tratado com indiferença pelo Segundo Império, acaba por se impor durante a 3ª República. Todavia, constatam-se ainda algumas resistências, incluindo as dos partidários da República: a solidariedade é por vezes preferida à igualdade que implica um nivelamento social e também não reúne consenso a conotação cristã que a fraternidade possui.
O lema volta a ser inscrito na fachada dos edifícios públicos por ocasião da celebração do dia 14 de Julho de 1880. Está consagrado nas Constituições de 1946 e 1958 e é atualmente parte integrante do nosso patrimônio nacional. Vamos encontrá-lo em objetos de grande difusão, como é o caso das moedas e dos selos de correio.
2- Declaração dos direitos humanos,principais ideias.
Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. São :
a) direitos civis e políticos (exemplos: direitos à vida, à propriedade, liberdades de pensamento, de expressão, de crença, igualdade formal, ou seja, de todos perante a lei, direitos à nacionalidade, de participar do governo do seu Estado, podendo votar e ser votado, entre outros, fundamentados no valor liberdade); b) direitoseconômicos, sociais e culturais (exemplos: direitos ao trabalho, à educação, à saúde, à previdência social, à moradia, à distribuição de renda, entre