Trabalho de Pesquisa - A Revolução Francesa
“A Revolução Francesa”
Trabalho de Pesquisa
“A revolução Francesa” a frança pré-revolucionária
A França antes da Revolução Francesa de 1789 estava organizada conforme o “Antigo Regime”. No plano político uma monarquia absolutista estava instaurada. O poder estava totalmente concentrado nas mãos do soberano, que ficava ausente de qualquer limitação no exercício desse poder. Isso era justificado a partir do “direito divino dos reis”, que fazia do soberano um representante divino na Terra, e que por isso saberia o melhor a ser feito, não devendo ser contestado. A sociedade era aristocrática e formada por três ordens ou etados: clero, nobreza e terceiro estado. O clero era formado pela ala da Igreja e possuía direitos políticos, jurídicos e fiscais. A nobreza era a classe dominante que vivia parasitária ao rei, na corte, e que também possuía os privilégios honoríficos, econômicos e fiscais. E o terceiro estado era formado pelas classes populares do campo e da cidade e também assim englobava as classes burguesas.
Esse era o cenário da primeira metade do século XVII, que foi de desenvolvimento econômico para a França, pelo aumento na produção agrícola e manufatureira. Apareceram as indústrias de ferro e carvão, o comércio internacional quadruplicou, e com isso a burguesia crescia e burguesia que enriquecia, continuou as margens das decisões políticas do Estado absolutista, dominado pela aristocracia (alto clero e alta nobreza).
A expansão econômica foi acompanhada da alta de preços, afetando principalmente a nobreza, que vivia de rendimentos fixos, e a população rural, que pagavam impostos pelo uso de terras. Para se defender, a aristocracia, dona de terras, aumentou o nível de exploração sobre os camponeses, criou novos tributos e obrigações e passou a ocupar todos os cargos e postos administrativos do Estado, da Igreja e do Exército, impedindo a ascensão social e política até mesmo da alta burguesia