TRABALHO REVOLUÇÃO FRANCESA
TRABALHO DE GEOGRAFIA
06 de Março de 2014
BARRA DO GARÇAS-MT
CENTRO EDUCACIONAL PRESBITERIANO
SERÍE: 9° B – Ensino Fundamental
PROFESSOR(A): Elizabeth
REVOLUÇÃO FRANCESA
Trabalho em forma de resumo sobre a Revolução Francesa para obtenção de nota no quesito “Conceito” no 1° bimestre na disciplina de Geografia.
05 de Março de 2014
BARRA DO GARÇAS-MT
A sociedade francesa era formada por três grupos sociais. O clero, no topo, logo abaixo a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outro nobres e o terceiro estado, formado por trabalhadores, camponeses e burgueses. O clero e a nobreza só viviam no luxo, sustentados pelos altos impostos cobrados do terceiro estado. A condição de vida do terceiro estado era precária, ainda mais para os desempregados, que estavam aumentando em grandes proporções.
Com o grande nível de insatisfação popular, o povo foi às ruas com o objetivo de arrancar do governo a monarquia, que era comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha ocorreu em 14 de setembro de 1989 e marcou o início da revolução, pois a prisão política era símbolo da monarquia francesa.
Durante a revolução, grande parte da nobreza deixou a França, mas a família real foi capturada quando tentava sair do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e a esposa Maria Antonieta, em 1793, foram vítimas da guilhotina, e o clero, teve todos os seus bens confiscados durante a revolução.
Em agosto de 1789, a Assembleia Constituinte acabou com todos os direitos feudais e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, documento que trazia grandes avanços sociais, garantindo direitos iguais aos cidadãos e maior participação política para os revolucionários, que tinham como seu lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.