Trabalho Renata O Que Necessario Para Formar Um Bom Professor
CURSO DE PEDAGOGIA MATUTINA
LANDILEI MONTES TERNOVOE
RA: 1581996147
IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR
Trabalho da disciplina do Curso de Pedagogia apresentando “Ideologia e Educação Escolar” Autora ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. 3ª Ed. rev. ampl – São Paulo: Moderna 2006
Orientador: Profª Renata Kassis
OSASCO/SP 2015
Ideologia e Educação Escolar
Karl Marx teve um conceito importante sobre ideologia, onde a separação da Classe social dominante camuflava a separação entre os mais favorecidos e menos favorecidos, ou seja, ricos e pobres, nos dias de hoje este conceito incorporaram-se no pensamento político e econômico, conceitos importantes onde teóricos não marxistas utilizam e fecundam em compreensões de relações e poder.
Conceitos estes utilizados a sistemas teóricos sociais, políticos e morais, criados pela Classe Social Burguesa. Aranha (2006, p.80) citou que, segundo o conceito da ideologia de Marx era, “[...] a ideologia é a representação ilusória da realidade porque o conjunto de ideais e normas de conduta veiculado leva os indivíduos a pensarem, sentirem e agirem de acordo com os interesses da classe que detém o poder. Desse modo, a ideologia camufla o conflito existente dentro da sociedade dividida, apresentando-a como una e harmônica, como se todos partilhassem dos mesmos interesses e ideais”.
No entanto Marx ressalta, ”[...] as idéias e normas de ação que permeiam a sociedade decorrem da economia, isto é, resultam da maneira pela qual os indivíduos se relacionam para produzir sua existência”.
A ideologia nos faz compreender que apesar das conquistas adquiridas trabalhistas sindicais é nítida a alienação e a ideologia, não se têm a clareza total da exploração no trabalho, considera de forma habitual as horas e o salário recebido, não têm noção da divisão social, onde o trabalhador é o único produtor de suas próprias riquezas a ideologia é uma forma de