Sistematiza o da Assistência de Enfermagem SAE
A SAE é a sistematização da assistência da enfermagem, é uma metodologia cientifica que o profissional enfermeiro dispões para elaborar e planejar os cuidados assistenciais através de seus conhecimentos técnico cientifico e humanos. Para cada caso existe uma forma adequada para que o cuidar obtenha foco de promoção da saúde.
A implantação do SAE é fundamental para assegurar aos enfermos uma qualidade assistencial desejada, deixando em evidencia a competência profissional de toda a equipe de forma que os mesmos sintam-se competentes com autonomia e satisfação profissional.
A resolução 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) é a resolução que trata do SAE, a mesma recomenda e faz apologia do uso da SAE de modo pautado e com grande estrutura.
Os enfermeiros tem cada vez mais adquirido a PE (processo de enfermagem), aplicando a SAE de forma a integralizar o paciente , a família e a sociedade. Mas para que possa-se promover uma melhora na qualidade de assistência dos cuidados prestados. Além disso há registros que confirmam que a aplicação do SAE, torna o PE mais adequado de forma que o vinculo enfermeiro e paciente melhore, melhorando assim o atendimento e toda a assistência.
Na década de 1980, mais precisamente em 1986 o Decreto-Lei 94406/87 regulamentou o exercício do profissional da enfermagem no país, definindo toda a atividade a ser desempenhada pelo profissional da enfermagem, como a elaboração da prescrição de enfermagem, como a elaboração da prescrição de enfermagem, com uma maior exigência na incorporação do SAE e através da auxiliação da coleta de dados, elaborando pesquisas implementando essa metodologia.
A SAE confere aos pacientes uma maior segurança na assistência de modo que cabe ao enfermeiro implementa-la através de um julgamento clinico, favorecendo um melhor cuidado baseando-se no conhecimento, no pensamento e na tomada de decisões clinicas com suporte de evidencias cientificas obtidas a