trabalho REGRA DE TR S SIMPLES
NOMES.......................................................................................
Goiás
Outubro - 2013
NOMES....................................................................................
REGRA DE TRÊS SIMPLES
Luziânia - 20/10/2013
Sumário
Introdução
Constituem regra de três os problemas que envolvem pares de grandezas direta ou inversamente proporcionais. Sabe-se que o período das "Regras" em matemática, foi antes de Cristo e abandonado por ser limitado a um curto intervalo. Hoje usamos funções matemáticas para resolver as questões dessa natureza. A regra de três, na matemática, é uma forma de se descobrir valores de incógnitas a partir de outros valores numéricos. Existem dois tipos de regra de três: simples e composta.
Regra de tres simples
Regra de três simples é um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três deles. Devemos, portanto, determinar um valor a partir dos três já conhecidos. Passos utilizados numa regra de três simples: 1º) Construir uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência. 2º) Identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais. 3º) Montar a proporção e resolver a equação. Exemplos: 1) Com uma área de absorção de raios solares de 1,2m2, uma lancha com motor movido a energia solar consegue produzir 400 watts por hora de energia. Aumentando-se essa área para 1,5m2, qual será a energia produzida? Solução: montando a tabela:
Área (m2)
Energia (Wh)
1,2
400
1,5
x Identificação do tipo de relação:
Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x (2ª coluna). Observe que: Aumentando a área de absorção, a energia solar aumenta.