trabalho recrutamento
As pessoas estão engajadas em um contínuo e interativo processo de atrair uns aos outros. Segundo (DUBRIN, 1998, p.151) “O recrutamento é o processo de atrair ao emprego candidatos com as características e habilidades adequadas para preencher as vagas abertas”. Da mesma forma, os indivíduos atraem e selecionam as organizações, informando-se e formando opiniões a respeito delas, as organizações procuram atrair indivíduos e obter informações a respeito deles para decidir sobre o interesse de admiti-los ou não.
Portanto o recrutamento visa contribuir para a manutenção de um quadro de profissionais qualificados e que atendam às necessidades de crescimento e desenvolvimento da empresa. Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher (CHIAVENATO, 2000, p197).
Porém, para que isto aconteça torna-se necessário um planejamento, no qual se constitui: o que a organização precisa em termos de pessoas, o que o mercado de Recursos
Humanos pode oferecer, e quais às técnicas de recrutamento a aplicar.
As necessidades de pessoal são uma variável dependente da procura estimada do produto ou do serviço. Segundo (CHIAVENATO, 2000, p.208) “Recrutamento é interno quando, havendo determinada vaga, a empresa procura preenchê-la através do remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos ou transferidos”.
Esta relação é influenciada por variações na produtividade, tecnologia, disponibilidade interna e externa de recursos financeiros e disponibilidade de pessoas na organização.
Contudo, a seção de Recrutamento não tem autoridade de efetuar as atividades sem a devida tomada de decisão por parte do departamento que possui a vaga a ser preenchida.
Essa forma de Recrutamento