trabalho razao filosofia
Unidade 01
01. Exemplifique os vários sentidos em que a palavra razão é usada cotidianamente.
Existem vários exemplos desentidos diferentes que a palavra razão nos proporciona, a usamos para quando nos referirmos a motivos de alguém e também para causas de alguma coisa, de modo que tanto nós quanto as coisas parecemosdotados de razão, mas em sentidos diferentes, além de motivo e causa, a certeza e a lucidez também são exemplos. Todos esses sentidos encontram-se presentes na Filosofia.
02. Que quer dizer Pascal aoafirmar que “O coração tem razões que a razão desconhece”?
Ao dizer que o coração tem suas próprias razões, Pascal está afirmando que as emoções, os sentimentos ou as paixões são causas de muito do quefazemos, dizemos, queremos e pensamos. Ao dizer que a razão desconhece “as razões do coração”, Pascal está afirmando que a consciência intelectual e moral é diferente das paixões e dos sentimentos eque ela é capaz de uma atividade própria não motivada e causada pelas emoções, mas possuindo seus motivos ou suas próprias razões. Assim, a frase de Pascal pode ser traduzida da seguinte maneira:Nossa vida emocional possui causas e motivos (as “razões do coração”), que são as paixões ou os sentimentos, e é diferente de nossa atividade consciente, seja como atividade intelectual, seja comoatividade moral.
03. O que é razão objetiva? E razão subjetiva?
Razão objetiva é a afirmação de que o objeto do conhecimento ou a realidade é racional e a razão subjetiva é a afirmação de que o sujeitodo conhecimento e da ação é racional. Para muitos filósofos, a Filosofia é omomento do encontro, do acordo e da harmonia entre as duas razões ou