TRABALHO RADIAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
HIGIENE DO TRABALHO I
PROFESSORA – TELIANE SOUSA
RADIAÇÕES IONIZANTES E NÃO IONIZANTES EZEQUIEL ARAÚJO
LIMOEIRO DO NORTE – CE
MAIO DE 2015
NR – 15; ANEXO 05
Radiações ionizantes
1. O que são?
As radiações Ionizantes são tipos de energia, emitidas e propagadas em forma de ondas eletromagnéticas que possuem alta energia e que, como decorrência, podem retirar elétrons das camadas eletrônicas mais externas dos átomos e moléculas dos corpos com os quais interagem. Essas radiações possuem alta frequência e portanto baixo comprimento de onda. Ao interagirem, transformam os átomos ou moléculas em íons, ao contrário de outras formas de energia como, por exemplo, a luz, o infravermelho e a micro onda que apenas possuem a capacidade de excitar os átomos sem alterar suas estruturas eletrônicas. Como decorrência dessa alta capacidade energética podem ser responsáveis por graus diferenciados de agravos a saúde e a integridade dos seres vivos.
2. Quais são as principais?
Embora existam vários tipos de radiações ionizantes, as principais são: os raios X, ondas electromagnéticas com um comprimento de onda muito curta e frequência muito alta sem massa e carga eléctrica, produzidas por máquinas geradoras especiais
As fontes geradoras de radiações ionizantes são utilizadas principalmente nas áreas da Medicina (radiodiagnóstico, radioterapia) e na indústria e instalações nucleares com fins pacíficos (por exemplo, para a obtenção de electricidade) ou bélicos (armas nucleares). A exposição a radiações ionizantes pode ser provocada pela sua utilização em fins medicinais, devido a insuficiências na segurança ou acidentes em instalações nucleares e, infelizmente, na utilização de armas nucleares.
3. Principais doenças relacionadas:
A ação das radiações