trabalho quimica
WITTE Horst. Máquinas ferramentas: elementos básicos de máquinas e técnicas de construção; funções, princípios e técnicas de acionamento em máquinas-ferramenta. São Paulo: Hemus, 1998.
ROSSI, Mário. Máquinas operatrizes modernas: comandos oleodinâmicos, métodos de usinagem, utensílios, tempos de produção. v. 1. Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano, 1985.
MACINTYRE, Achibald Joseph. Equipamentos industriais e de processo. Rio de Janeiro: LTC, 1997.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ROSSI, Mário. Máquinas operatrizes modernas: comandos oleodinâmicos, métodos de usinagem, utensílios, tempos de produção. v. 2. Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano, 1985.
PINFORMAÇÕES DO PROFESSOR E COORDENADOR DO CURSO
ANO/SEMESTRE
Professor:
Ewandro José de Souza
E-mail:
ewandro@sociesc.org.br
Ano/Semestre
2014-02
Coordenador/Líder:
Marcelo Teixeira
E-mail:
marcelo.teixeira@sociesc.org.br
Turma:
EGM 311
Objetivo da disciplina
A disciplina de máquinas e equipamentos industriais no curso de engenharia mecânica proporciona ao aluno o conhecimento das máquinas dos diversos processos de fabricação, com ênfase nas máquinas de fabricação mecânica. Bem como também conhecer os principais equipamentos e instalações utilizados em uma fábrica.
Justificativa da disciplina na formação do profissional
O aluno deve estar familiarizado com as máquinas, ferramentas, instalações e equipamentos utilizados pelo profissional da engenharia mecânica de produção.
Ele deve conhecer os fundamentos de funcionamento bem como a aplicação correta, tanto técnica como economicamente.
Na sua profissão o engenheiro mecânico é confrontado diariamente com o desafio de projetar e fabricar máquinas e equipamentos industriais, para os quais o conhecimento adquirido nesta matéria tem fundamental importância.
O conhecimento das máquinas e equipamentos vai orientar o profissional quando decisões sobre novos projetos de fabricação deverão ser tomadas
Habilidade e