analise titi métrica
26 DE MAIO DE 2014
OBJETIVO
Determinar o teor de cloro (Cl) em mistura de hipoclorito de sódio. Usando o método de analise de titrimétrica (titulação)
INTRODUÇÃO
Os métodos da chamada “química por via úmida”, como na analise titrimétrica e a gravimetria, ainda desempenham importante papel na química analítica moderna. Em muitas áreas, os procedimentos titrimétricos são insubstituíveis.
1. A precisão (0,1%) é melhor do que na maior parte dos métodos instrumentais.
2. Os métodos são, normalmente, superiores ás técnicas instrumentais na analise dos principais componentes.
3. Quando o numero de amostra é pequeno como, por exemplo no casa de uma analise eventual, as titulações comumente preferíveis.
4. Ao contrario do que ocorre com os métodos instrumentais, o equipamento não requer recalibração constante.
5. Os métodos são relativamente baratos, com baixo custo unitário por determinação.
6. Os métodos são comumente empregados para calibrar ou validar análise de rotina feita como instrumentos.
7. Os métodos podem ser automatizados. O termo “Análise Titrimétrica” refere-se à análise química quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão, necessário para reagir quantitativamente com um volume determinado da solução que contém a substância a ser analisada. A solução que a concentração é conhecida com exatidão é chamada de solução padrão ou solução padronizada. O peso da substância a ser analisada é, calculado a partir do volume da solução padrão usada, da equação química envolvida e das massas moleculares relativa dos compostos que reagem. Em analise titrimétrica, o reagente cuja concentração é conhecida é denominado titulante e a substância que esta sendo dosada, titulado. (MENDHAM, J. et al. VOGEL)
Uma solução padrão (ou um titulante padrão) refere-se a um reagente de concentração conhecida que é usado Para se