Trabalho Quimica 30 De Mar O Separa O De Mistura 09 Mar O De 2015
Webert cezaro lima
LUCAS PIRES dAVID PAZ
Separação de mistura
Ipatinga
2015
SEPARAÇÃO DE UMA MISTURA
Introdução
O entendimento dos conceitos químicos na interpretação do mundo é muito importante para que possamos entender as relações que ocorrem entre todos os fenômenos químicos e físicos que ocorrem no universo. Podemos utilizar muitas ferramentas, mas estas devem ser apresentadas e explicadas com dinamismo e coerência com os fatos observados experimentalmente. Esta atividade abordará os conceitos de método de separação de mistura. Somente citando, podemos dizer que a maioria dos materiais encontrados na natureza, não são substâncias puras, mas sim misturas de várias substâncias.
As misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas em função do número de fases que apresentam, onde a partir dessa será escolhido o melhor método de separação. As aplicações são diretas com o mundo real, assim sendo, no presente trabalho é feita a proposta de investigação do método de separação de mistura.
Conhecer o conceito de mistura, a sua identificação em função do número de fases e conhecer os métodos, de separação dos componentes das misturas.
Filtração
Filtração ou filtragem é um método utilizado para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas. Existem filtrações de escala laboratorial e filtrações de escala industrial.
Numa filtração qualitativa, é usado o papel de filtro qualitativo, mas, dependendo do caso, o meio poroso poderá ser uma camada de algodão, tecido, polpa de fibras quaisquer, que não contaminem os materiais.
Para as filtrações quantitativas, usa-se geralmente papel filtro quantitativo, ou placas de vidro sinterizada ou de porcelana sinterizada.
Em qualquer dos casos indicados há uma grande gama de porosidades e esta deverá ser selecionada dependendo da aplicação em