Trabalho quem mexeu no meu queijo
Aluna: Vanessa Da Costa Gonçalves
Professora: Elizabeth Barcellos
Novembro 2013
I - INTRODUÇÃO:
O livro aborda uma situação que todos nós passamos e que em muitas vezes encontramos dificuldades em lidar com ela: mudanças.
Elas ocorrem todos os dias: no trabalho, nas ruas, em nossas casas, dentro de nós.
É muito importante estarmos atentos aos movimentos do mundo em nossa volta, para que possamos encarar com mais naturalidade as mudanças necessárias para nossa evolução enquanto seres humanos, profissionais e etc., a fim de evitarmos sofrimento e agonia.
"Quem mexeu no meu queijo?" mostra que mudar pode ser bom, desde que você enxergue assim.
II – DESENVOLVIMENTO:
O queijo representa tudo que você quiser, tanto no trabalho na vida pessoal; o labirinto é o caminho que você vai percorrer até atingir esses objetivos.
Encontrar o queijo representa a obtenção ou alcance do objetivo, das metas traçadas por cada pessoa indicando exatamente aonde quer chegar; não encontrar o queijo significa não atingir os objetivos ou metas traçadas anteriormente.
III – RESUMO:
Enfatiza que o ser humano possui dentro de si os recursos e as capacidades necessárias para vencer tal desafio. Cada pessoa é responsável por suas escolhas, sucessos e insucessos. Quem mexeu no meu queijo? debate sobre a importância de aprender a lidar com as mudanças no trabalho e na vida. Expressa isso simbolicamente com dois ratinhos e dois homenzinhos vivendo num labirinto. Os ratinhos têm facilidade em enfrentar as mudanças, adaptando-se facilmente a elas. Enquanto que os homenzinhos sofrem a terrível ameaça do medo. Medo de fracassar, medo da incapacidade, medo de errar, medo de perder-se, medo de sofrer ..., e são tantos os medos que os prendem a velhos hábitos no antigo lugar. Até que, um deles começa a raciocinar na mudança