Culto ao corpo e uso de anabolizantes
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES - IEFES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
KEYSON ALENCAR ALVES
Culto ao corpo e uso de anabolizantes entre praticantes de musculação
FORTALEZA
2014
Culto ao corpo e uso de anabolizantes entre praticantes de musculação Na introdução do artigo científico os autores destacam que uma das facetas que tem caracterizado a sociedade de consumo contemporânea é a crescente importância atribuída a aparência corporal.
Na sociedade atual cada vez mais homens e mulheres investem tempo, energia e dinheiro na manutenção do próprio corpo, buscando a tão sonhada
“perfeição”. E com toda essa atenção voltada para o corpo, também surgem as pessoas que se sentem indesejadas com o corpo que possuem. E é ai que surge a utilização de esteróides anabolizantes.
Os
esteroides
anabolizantes
são
substâncias
sintetizadas
em
laboratório, relacionadas aos hormônios masculinos(androgênios). O consumo desta droga produz efeitos anabólicos, como o aumento de massa muscular esquelética, e efeitos androgênios ou masculinizantes.
O
aumento
do
consumo
não
terapêutico
dos
anabolizantes,
especialmente entre a população jovem, tem sido relatado por pesquisadores em vários países constituindo-se em crescente problema de saúde pública.
Antigamente o uso destas substâncias era restrito a atletas e fisiculturistas, mas na sociedade atual ocorreu uma popularização das mesmas, sendo comum encontrarmos um praticante de musculação recreativo que utiliza tais drogas.
Para a produção deste artigo foi realizado um estudo qualitativo de natureza etnográfica com utilização de técnicas qualitativas, como entrevistas semi-estruturadas e observação participante em academias de musculação de bairros das camadas médias e populares de Salvador. O trabalho de campo desenvolveu-se num período de oito meses, durante os quais foram realizadas
43 entrevistas