Culto Ao Corpo E Uso De Anabolizantes Entre Praticantes De Muscula O
304 palavras
2 páginas
Culto ao corpo e uso de anabolizantes entre praticantes de musculaçãoDisponível em: <http://www.scielosp.org/pdf/csp/v25n4/08.pdf>
A busca pelo corpo perfeito, que segue os padrões de beleza impostos pela sociedade e pela mídia faz com que milhares de pessoas, a maioria sendo jovens, recorram às academias e dietas. Porém, nem todos possuem paciência o suficiente para atingir o corpo considerado “perfeito” apenas com esforços e dedicação aos exercícios físicos. Muitos recorrem a fórmulas mais rápidas e bastante perigosas, a principal delas são os anabolizantes, ou esteroides, popularmente conhecidos como “bomba”.
A principal ação dos esteroides, cujo ingrediente-chave é uma imitação da testosterona, o principal hormônio masculino, é o aumento de água no interior das células musculares. O inchaço, associado à malhação, faz com que os músculos cresçam mais rápido. Existem mais de 20 tipos de anabolizantes, para uso oral ou injetável. Depois de entrar no organismo os esteroides invadem certas células - como as musculares e as do fígado - e provocam alterações bioquímicas. Nos músculos, além de reter líquidos, os anabolizantes aceleram a atividade metabólica.
O uso desses anabolizantes traz diversos efeitos ao corpo. No homem, ocorre a redução da produção de esperma, impotência, dificuldade ou dor ao urinar, além de calvície e crescimento irreversível das mamas. Em mulheres surgem sinais masculinos, como o engrossamento da voz, o crescimento excessivo de pelos no corpo, a perda de cabelo, a diminuição dos seios e o surgimento de pelos faciais. Nos adolescentes, retarda o crescimento, provocando a baixa estatura. Além disso, é muito provável que o usuário fique dependente da “bomba”, que às vezes pode levar a morte.
Mesmo com todos esses efeitos e consequências ainda há pessoas que insistem no uso de anabolizantes, grande parte por que não conseguem aguentar a pressão da mídia que dita como o corpo deve ser.