Administração
Autora: Bruna Adelaide Nonaka
Criatividade como o próprio nome já diz é "criar atividade", ou seja, criar algo novo, ser inovador, ter grandes ideias de renovação para estar sempre a frente de seus concorrentes. A criatividade é para todos, basta querer ser criativo, colocar a cabeça para funcionar, pois todos tem essa capacidade. Porém existem aqueles que têm grandes ideias, são criativos por natureza, não precisam se esforçar muito para criar algo novo e quando são reconhecidos no mercado de trabalho se tornam supervalorizados.
Não é preciso inventar coisas novas o tempo todo para ser considerado criativo, mas saber aprimorar, melhorar aquelas que já existem. Ser um empreendedor, ter visão estratégica para saber usar uma pequena obra-prima em uma grande obra de arte. Para isso é necessário dedicação, esforço contínuo, buscar conhecimento e informações para desenvolver essa criatividade que está dentro de nós e precisa ser despertada.
Ainda assim existem aqueles que acham que o homem pode ser substituído por máquinas, "ledo engano", pois uma máquina nunca será capaz de criar algo novo e sim somente executará o que o homem comandar.
Nem sempre a busca pela ideia perfeita surge como uma luz no fim do túnel, mas na maioria das vezes, através do trabalho dedicado em busca de soluções originais e criativas. Se considerar criativo é o primeiro passo, pois a criatividade não é para poucos, mas sim uma característica que todos possuem, basta só ser descoberta e desenvolvida.
Sendo assim, fica um grande pensamento segundo Ken Robinson:
"Se você não está preparado para o erro, nunca criará algo original".