Roteiro do trabalho em grupo Quem mexeu no meu queijo 1
Disciplina: Homem e Sociedade
Prof.ª Priscila de Loureiro Coelho
ATIVIDADE COMPLEMENTAR sobre o filme “Quem mexeu no meu queijo”
Questões para se debater no grupo antes de responder. Lembrem-se que estas proposições foram feitas baseando-se no filme mencionado acima.
1. Qual o sentido do labirinto neste filme? E o que representam os 4 personagens?
O labirinto representa o local onde ocorrem as constantes buscas por nossos objetivos, seja no emprego, na família ou mesmo nos relacionamentos pessoais, e faz referência ao cotidiano do ser humano, que pode ser complicado e cheio de mudanças inesperadas. Assim, os ratos Sniff e Scurry, representam o lado simples (o instinto), que se adapta a mudanças rapidamente. No entanto, os duendes Hem e Haw, representam o lado complexo (a razão), que se mostra resistente às mudanças.
2. O que se deve fazer para ficar preparado para mudança? Qual o sentido da frase: “ cheire sempre o queijo para saber quando esta ficando velho”?
No contexto atual, a constante atualização profissional, o aperfeiçoamento técnico, o domínio de outras línguas, entre outros, são exemplos de como se preparar para as mudanças. Não esperar que o queijo fique velho, significa não se agarrar aos velhos princípios e sair em busca do novo. Devemos estar sempre aptos às mudanças.
3. Qual o caminho mais rápido para mudar?
O caminho mais rápido para mudar é ser flexível e reagir positivamente a qualquer mudança que ocorra, sendo ela boa ou ruim, e ao mesmo tempo tirar proveito de tais mudanças. Nós vivemos em um mundo mutável, e isso nos traz a sensação de que estão sempre “mexendo no nosso queijo”; fazer as coisas de modo mais simples é um grande passo na hora das mudanças.
4. Em algum ponto do filme surge a afirmação: QUANDO VOCÊ VENCE O MEDO, SENTE-SE LIVRE. Comente o que esta frase representa para você, dentro da perspectiva que o filme sugere.
O medo impede-nos de continuar o que temos que fazer, deixando-nos assim, presos,e impedindo