Trabalho psicologia social
O conceito de desigualdade social compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo.
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
Como o próprio nome sugere, invisibilidade social é uma patologia social, de responsabilidade e de identidade, uma violência psicológica que se manifesta através da indiferença humana ao sofrimento, “o que não quero enxergar no outro não existe em mim”, e se expressa de diversas formas: econômica, sexual, racial, etária, estética, histórica, religiosa e cultural.
A invisibilidade social atende um propósito: mascarar as feridas de quem acha que não tem nada a ver com a história, “eu olho, mas não te vejo”.
Temas como a invisibilidade social, mostram que psicólogos e sociólogos vêm trabalhando sob o mesmo objeto de estudo e que não há mais temas que possam interessar apenas uma destas áreas.
Provavelmente a sociologia tenha servido mais à psicologia nos últimos anos. Para compreender a subjetividade e as relações que o indivíduo estabelece com o outro e com o mundo à sua volta é preciso contextualizar este indivíduo, estar atento à história, ao passado, à cultura na qual ele se insere e neste sentido, os métodos sociológicos tem muito mais a oferecer.
http://www.yubliss.com/blog/9520/post/10129