Al.0.1
(rendimento num processo de aquecimento)
Física e Química A
Trabalho realizado por: o Catarina
1
Índice:
Objetivo---------------------------------------------------------pag.3 Introdução teórica---------------------------------------------pag.3 Parte experimental---------------------------------------------pag.5 Conclusão ------------------------------------------------------pag.13 Bibliografia-----------------------------------------------------pag.13
2
Objetivos:
A realização desta atividade experimental teve como objetivos determinar o rendimento num processo de aquecimento e identificar alguns dos fatores dos quais este rendimento pode depender.
Introdução teórica:
Quando se aquece uma massa de água utilizando uma resistência elétrica de aquecimento, ocorre uma transferência de energia, como calor, da resistência para a água. Essa transferência de energia traduz-se num aumento da temperatura da água, e consequentemente, num aumento da energia interna desse sistema.
Energia interna: À energia associada a um sistema de muitas partículas chama-se energia interna, simbolizada por Eint. A energia interna de um sistema resulta: da energia cinética de todas as partículas do sistema; da energia potencial associada às interações entre as partículas. A energia interna depende também da quantidade de matéria que o constitui.
Calor (Q): é a energia em trânsito entre sistemas a diferentes temperaturas. Permite medir a energia transferida, espontaneamente, do sistema a temperatura mais alta (resistência elétrica) para o sistema a temperatura mais baixa (água). Quando termina a transferência de energia os blocos ficam à mesma temperatura e dizem-se em equilíbrio térmico. A quantidade de energia transferida, como calor, que é necessária para aumentar a temperatura dessa massa de água depende dos seguintes fatores: - Massa de água (kg) - Diferença entre a temperatura final e a temperatura inicial da água