TRABALHO PSICOLOGIA GRUPOS SOCIAIS
FRANCISCA SANTANA DA S. DE MELO
EMERSON CHAGAS DE ARAUJO
MARCELLA CRISTINA BARROSO
ALESSANDRA BELFORT
LUCILÉIA SILVA COSTA
GRUPOS DE PAPEIS SOCIAIS E CONFLITOS DE PAPEIS
SÃO LUIS/MA
2013
FRANCISCA SANTANA DA S. DE MELO
EMERSON CHAGAS DE ARAUJO
MARCELLA CRISTINA BARROSO
ALESSANDRA BELFORT
LUCILÉIA COSTA
GRUPOS DE PAPEIS SOCIAIS E CONFLITOS DE PAPEIS
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Psicologia Organizacional, no curso de Ciências Contábeis, turma 116, turno noturno, na FAMA – Faculdade Atenas Maranhense, Professor Luiz Guilherme.
SÃO LUIS/MA
2013
RESUMO
Grupos sociais é a reunião de duas ou mais pessoas que pelo fato de serem efetivamente semelhantes em algum aspecto e interagem de certa forma uma com a outra para atingir um determinado objetivo. Não há necessidade de proximidade ou contato mutuo para que uma pessoa seja parte de um grupo social. Por papel social entende-se o conjunto de comportamentos e normas que uma pessoa, enquanto ator social, adquire e apreende de acordo com o seu estatuto na sociedade. Trata-se, portanto, de uma conduta esperada de acordo com o nível social e cultural. O que compete a um certo papel social pode estar formalmente definido num regulamento ou estabelecido de modo informal nas tradições de uma sociedade. Cada pessoa desempenha vários papéis. Uma mesma pessoa pode ser mulher, mãe, esposa, filha, amiga, professora, sindicalista, etc. Os papéis sociais, que podem ser atribuídos ou conquistados, surgem da interação social, sendo sempre resultado de um processo de socialização.
1. INTRODUÇÃO
A importância do grupo social para o ser humano inicia com seu nascimento onde ele vai ter seu primeiro grupo social a família os quais irão transmitir sua língua e valores e também o iniciarão no grupo social religioso no qual ele aprendera as crenças que influenciarão direta ou indiretamente na sua vida.
Conforme a