TRABALHO PSICO CLIENTES
Consumidor é qualquer pessoa que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. É quem retira o bem do mercado, para uso próprio.
Todos somos consumidores, porém quem consome exagerada ou superfluamente é chamado de consumista.
Para ser considerado doentio, o consumismo precisa representar uma parcela significativa da vida e dos pensamentos da pessoa, de forma que sua saúde emocional, psicológica, social e financeira podem estar abaladas.
O documentário “Criança, a alma do negócio” nos mostra a importância e o perigo do consumo do segmento infantil, sobretudo ao considerar o consumo direto pela criança, o poder de influência da criança sobre o consumo da família e o esforço das marcas em captar consumidores futuros.
“Bastam apenas 30 segundos para uma marca influenciar uma criança”. Frase presente no documentário que é extremamente interessante e assustadora, visto que, marcas que apenas pensam no seu lucro, têm o poder de influenciar o presente da criança e trazer diversos problemas futuros.
Com tantos tipos de estímulos visuais, fica difícil segurar os impulsos das pessoas, jovens, crianças e adultos. Mas essa questão do consumismo tem que ser equilibrada, principalmente para crianças e jovem. É necessário que se acostume desde cedo a ouvir “não” para dar valor as coisas.
É importante que os pais mostrem que o dinheiro da família serve para pagar contas da casa, proporcionar diversão, alimentação, garantir saúde, etc. Mostrar aos filhos a importância que o dinheiro tem, ensina-los e ajuda-los a juntar moedas, é uma ótima oportunidade de ensinar para as crianças o quanto custa atingir uma determinada quantia.
TIPOS DE CONSUMIDORES:
O consumidor alienado/internauta é aquele que tenta seguir todas as tendências e modismos apresentados pela mídia, acabando por se tornar um escravo do consumo. Imagina que em um mundo de inovações diárias pode adquirir tudo que é lançado. É aquele que percorre sites atrás de produtos para comprar.