Slides
METODOLOGIA
Como metodologia deste estudo optou-se por uma pesquisa qualitativa, com caráter de Revisão de Literatura, já que esta técnica de pesquisa descritiva é amplamente utilizada pela área da saúde e da educação.
REVISÃO DE LITERATURA
A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética reconhecida há mais de um século por John Langdon Down. Figura como a patologia mais antiga relacionada com a deficiência intelectual e a mais frequente na espécie humana, pois aparece em todas as raças com uma incidência de cerca de 1 para 550 nascimentos.
Dentre as principais características das estruturas neuropsicomotoras dos portadores da SD, pode-se destacar o tamanho reduzido do cérebro, com menor peso e volume, principalmente no lobo frontal, responsável pelo pensamento, pela linguagem e pelo comportamento. As circunvoluções e os giros cerebrais são mais simples, as células nervosas são menores e pouco diferenciadas, e as conexões entre os neurônios são reduzidas, quando comparamos às crianças normais.
Alguns autores acreditam que o trabalho com a Educação Psicomotora durante as aulas de Educação Física Escolar favoreça este processo de socialização no âmbito escolar.
Portanto a Educação Inclusiva baseia-se no conceito de escola aberta, na aceitação da diversidade, incluindo pessoas com ou sem deficiências. Ela busca não só a integração e permanência dos sujeitos com Necessidades Educacionais Especiais em classes regulares e a sua evolução acadêmica, além do incremento da integração social de toda a diversidade de cidadãos, que é parte fundamental para a construção de uma sociedade menos desigual.
RESULTADOS
Alguns autores afirmaram que não há um padrão estereotipado e previsível em todos os indivíduos afetados; uma vez que tanto o comportamento quanto o desenvolvimento da inteligência não dependem exclusivamente da alteração cromossômica, mas inclui o restante do potencial genético e das influências