Trabalho psico aprend
É importante ressaltar, que o reforço não é uma apenas mera recompensa. Segundo Skinner, o reforço é qualquer evento que aumenta o número de reações antecedentes. O reforço pode ser um descanso após horas de estudo ou um elogio após um trabalho executado. Existem dois tipos de reforço: Positivo e Negativo. O objetivo de ambos é reforçar um determinado comportamento.
No processo da extinção, a resposta deixa de ser reforçada rapidamente. A extinção ocorre no momento em que um estímulo condicionado para de obter uma determinada resposta. “Resposta reflexa condicionada pode desaparecer se o estímulo condicionado for apresentado repetidas vezes, sem a presença do estímulo incondicionado.” Moreira e Medeiros, 2007. (pg. 38)Existem pessoas que possuem medos que permanecem por muitos anos – medos que podem perder através da extinção respondente. Uma maneira de intervir nesse medo, é expor essas pessoas repetidas vezes diante desse estímulo eliciador. Por exemplo, uma pessoa que tem medo de avião, à medida que ela pega o avião para viajar e nada acontece de ruim acontece, o estímulo avião perde a função eliciadora de ansiedade.
O objetivo da punição é diminuir a probabilidade que um determinado comportamento ocorra novamente, ou seja, levar esse comportamento à extinção com o passar do tempo. Existem dois tipos de punição: Positiva, ocorre quando experiências aversivas são adicionadas e Negativa, quando os facilitadores são subtraídos.
A generalização é a capacidade de observar semelhanças entre estímulos e responder de forma parecida ou igual esses estímulos.
A discriminação é a capacidade que temos de perceber diferenças entre estímulos e responder diretamente a cada um deles.
No processo de privação, para que um estímulo