Concreto autorreparador - Bioconcreto
687 palavras
3 páginas
CONCRETO AUTORREPADOR: BIOCONCRETOO concreto é o material mais utilizado na construção civil e em geral é basicamente um composto originado da mistura de pelo menos um aglomerante, no caso o cimento e, também, água, pedra e areia, além de outros materiais eventuais, os aditivos.
Se for um material, descrever sua composição ou fabricação
O bioconcreto é um tipo de concreto que promove o crescimento de determinadas famílias de organismos pigmentados. Esses organismos incluem musgos, líquenes, microalgas e fungos. Portanto, o bioconcreto é obtido a partir de uma combinação de nutrientes e bactérias, que são adicionadas à base de argamassa.
Além disso ele pode ser utilizado para reparação de trincas e fissuras, possuindo como vantagens: prolongação da vida útil da estrutura, diminui impactos gerados por sua produção, diminui necessidade de reformas, favorece o isolamento dos edifícios, possuem um bom aspecto estético.
Interessante é que a água, que normalmente estragaria o concreto por trazer substâncias químicas nocivas a esse item, ajuda no seu reparo.
Quanto à rede de fornecedores, o bioconcreto ainda está sendo desenvolvido e não se encontra em processo de comercialização.
Em relação ao custo do concreto autorreparador chega a ser três vezes maior que o concreto comum, porém, devido a manutenções periódicas e gastos com energia, acaba sendo compensado esta diferença.
Este material é compatível à qualquer sistema construtivo com o de concreto, funcionando como um aditivo, porém, há indicações para maior eficiência dessa escolha, sendo onde a fissuração é mais abrangente como em locais com terremotos.
Como o bioconcreto ainda não tem nenhuma obra executada, não se observou a produtividade deste material, porém têm-se a ideia de economizar em energia de equipamentos e será por sistema usinado uma vez que utiliza um ser vivo como principal característica.
Figura 1 - Prédio Osaka (Japão) e Ponte de Michigan (EUA)
O edifício Osaka, maior prédio residencial do